Borracha queimada, trilhas quentes, carros legais. Como Bruce Springsteen diz, quando o verão chega, é o momento ideal para as corridas. Mas você não precisa ter um Chevy 69 com motor 396, válvulas Fuelie e um câmbio manual para participar deste esporte formidável. A corrida de arrancada competitiva é uma competição de aceleração que ocorre em uma pista profissional e todos os tipos de motoristas podem participar. Pode ser um passatempo divertido e lucrativo, mas saber como participar de uma arrancada corretamente garantirá que você mantenha a si mesmo e aos outros seguros, assim como tornará este um momento agradável na pista. Você pode aprender a registar-se na classe adequada, conseguir que seu veículo seja inspecionado e negociar a pista ao melhor das habilidades do seu veículo. Consulte a Etapa 1 para mais informações.
Parte 1 de 4: Como escolher e modificar um dragster
- 1Escolha entre estilo e velocidade. Ao escolher um veículo para uma corrida de arrancada, há diversas coisas a serem consideradas além de quão rápido o veículo pode acelerar da linha de partida. O custo, seu compromisso com a reconstrução e o reparo do veículo e suas ambições finais para o carro devem ser levados em conta. A maioria dos pilotos de arrancadas querem basicamente a mesma coisa: um dragster monstro gutural com um ótimo trabalho de pintura, com um visual tão incrível quando estacionado no parque, quanto ao passar voando por você na pista de corrida.
- Idealmente, você quer um modelo passível de muitas modificações. Um bom dragster normalmente tem um motor modificado com eixo de comando, válvulas e outros componentes obtidos no mercado de peças de reposição para maximizar sua potência, de forma que ele corra a mais de 600 ou 700 cavalos de potência. Se você tem isso, terá um monstro musculoso. Mas para muitos motoristas, qualquer coisa acima de 500 cavalos de potência é excessivo. Isso ainda é um carro insanamente rápido.
- Muitos dragsters aspirantes provavelmente tem um quadro ou um modelo em mente ao começar, por conta da aparência. Um Chevy Bel Air de 1957 é um candidato perfeitamente incrível para corrida de arrancada para alguns entusiastas de carros clássicos, mas para outros, esse visual pesado pode prevalecer sobre os pontos de estilo.
- 2Escolha algo em que você gostará de trabalhar. O trabalho de modificação é, acima de tudo, um ótimo projeto de nostalgia. Compre o modelo de Corvette que seu pai sempre cobiçou quando você era criança, com cor verde mar, um carro que ele nunca chegou a dirigir. Ou talvez você queira um Mustang exatamente como o que Steve McQueen dirigiu nas clássicas cenas de perseguição em Bullitt. Talvez você queira extravasar e comprar um velho Chevy Apache dos anos 40 e montar um carro engraçado para fazer o pessoal rir na pista. Não há nenhuma escolha errada, se você gostar do carro.
- 3Comece com um carro de visual leve e alto potencial de mercado de reposição. A maioria dos carros bem sucedidos na pista têm o corpo leve e são fáceis de trabalhar. Por esta razão, você normalmente vê muitas latarias de Mustangs Fox, construídos entre o final dos anos 70 e início dos anos 90, que são extremamente leves e aceitam quase todos os motores que você quiser utilizar. Hemi? Flathead V-8? É possível fazer funcionar na lataria de um Mustang.[1]
- Por conta de os Mustangs serem quase onipresentes em pistas americanas, eles perdem um pouco da atenção. Eles são ótimos para trabalhar, mas você realmente quer ser outro cara com o carro de mesmo visual? Trans-Ams, Z28s e Chargers têm características semelhantes, com ótimos recursos vindos de fábrica. O Charger que McQueen dirigia era basicamente vindo direto da fábrica, com um pouco de trabalho de suspensão feito. Se era bom o suficiente para Bullitt…
- 4Considere reconstruir o motor ou instalar um novo. O quão rápido você quer que seu carro corra? Que tipo de motor quer construir? Que tipo de motor a lataria do veículo aceita? Grande parte do trabalho e da diversão que existe no planejamento de um projeto de carro para corrida de arrancada virão ao tomar essas decisões por si mesmo.
- Um bom motor para arrancada deve maximizar a potência, provavelmente usando algumas modificações de reposição para maximizar a eficiência do motor. Eixos de comando de rolos hidráulicos e cabeçotes de reposição são uma modificação comum.[2] Dependendo do mecanismo, provavelmente será possível utilizar ao menos alguns dos componentes de fábrica no sistema propulsor, para manter o projeto tão acessível quanto possível.
- Experimente e defina um limite para si mesmo. Claro, você pode dizer que quer ter 1.000 cavalos de potência explosiva nesse Trans-Am, mas o custo de todos os componentes de reposição do mecanismo é necessário? As atualizações de tensão são necessárias para o chassi? Se você pode chegar a 500 cavalos de potência na rua, não terá que se preocupar em ficar constrangido na pista. Nunca. Tente manter suas ambições práticas, Sr. Andretti.
- 5Atualize a suspensão com bandejas de suspensão e amortecedores de arrancada. À medida que você aumenta a potência no motor, a suspensão atual rapidamente se tornará inadequada. Uma das modificações mais importantes que precisa ser feita em um carro de corrida de arrancada profissional, é na suspensão. Certifique-se de atualizar a suspensão após aumentar a potência, para garantir que as características de tensão correspondem com a nova potência do veículo.
- Caso seu dragster tenha molas de lâminas traseiras, considere atualizar para barras Caltrac, para aumentar a estabilidade e o controle. Se a biela vier com suspensão com mola helicoidal, usar bandejas de suspensão de reposição é a melhor abordagem. Você também pode verificar a possibilidade de utilizar "no-hop" para modificar o centro geométrico da suspensão, fornecendo mais potência nos arranques.
- Alguns pilotos desengancharão a barra estabilizadora dianteira e instalarão molas helicoidais para corridas de arrancada. Essa corrida exerce pressão sobre os eixos, tornando os problemas em algo recorrente, por isso é uma boa ideia obter amortecedores feitos para suportar o estresse.
- 6Instale um adicionador de potência caso queira conduzir seu carro na rua.Após os filmes de Velozes e furiosos, todos querem apertar um botão nitroso e acabar com a competição de seu para-choques traseiro. Usar um pequeno sistema nitroso para suas corridas permitirá que você use um torque mais básico convertido para a condução nas ruas e estradas em velocidades normais. Ele também pode ajudar a manter seu motor mais enxuto, facilitando o processo da corrida em uma baixa taxa de compressão. Os motores de aspiração natural exigirão um eixo de comando maior e precisarão processar combustível de alta octanagem, caso a taxa de compressão aumente.
- 7Fique atento para o superaquecimento em carros de alto desempenho modificados. Quanto mais você modificar as peças de fábrica, mais problemas encontrará a partir dessas modificações, especialmente se estiver correndo com seu dragster em locais acidentados e estiver exercendo pressão no acelerador. Os carros renovados geralmente têm problemas com o superaquecimento, tornando algumas precauções necessárias. Talvez você não tenha nenhum problema se tiver feito suas modificações corretamente, mas ainda assim é uma boa ideia ficar atento para potenciais áreas problemáticas.
- Instale um radiador maior, para impedir que o veículo superaqueça, e verifique a bomba de combustível regularmente. Correr com seu carro de forma agressiva desgastará estes componentes muito rapidamente. Verifique se você tem um medidor de calor preciso e sensível e monitore-o de perto quando estiver dirigindo.
Parte 2 de 4: O registro e as inspeções antes da corrida
- 1Compreenda as diferentes classes de veículos de corrida de arrancada. A maioria dos carros recomendados para esse tipo de corrida são automóveis especialmente feitos para correr em curtas distâncias, mas amadores e guerreiros de fim de semana têm suas próprias categorias também. Os veículos são avaliados e classificados com base em diversas informações, incluindo o peso de fábrica anunciado do veículo, o tipo de combustível utilizado e a potência do motor. A National Hot Rod Association (NHRA) possui mais de 200 categorias distintas de veículos, embora as categorias básicas possam ser divididas em duas:
- Os melhores dragsters em questão de combustível têm uma largura quase cômica de 6.1 a 9.1 m, e acima de 7.000 cavalos de potência, que funcionam em nitrometano. Estes são os dragsters que você provavelmente encontrará em corridas como um espectador. Os melhores dragsters a álcool são similares a seus primos em combustível, embora funcionem parcialmente em metano.
- Os stock dragsters começaram como veículos de fábrica e foram modificados de acordo com as diretrizes da NHRA, para aprimorar os cavalos de potência e a eficiência. Em dias de open track, normalmente este é o único tipo de veículo que será encontrado na pista e provavelmente será o que você utilizará para competir se estiver interessado em corridas de arrancada. Caso você tenha um carro modificado, pode procurar seu veículo no guia de classificação da NHRA, que pode ser encontrado aqui.
- 2Encontre uma pista de corridas fechada com uma pista de arrancada em sua área. Se quiser participar de uma corrida de arrancada, precisa fazê-lo em uma pista sob as condições adequadas. Estas pistas geralmente têm 400 m de comprimento, após a qual há uma "armadilha de velocidade" de cerca de 21 m, onde sua velocidade máxima será medida.[3] Muitas pistas serão abertas para convidados, onde qualquer um pode comparecer, contanto que possa pagar as taxas de inscrição e da pista. Da mesma forma, as provas de tempo muitas vezes estão disponíveis regularmente, caso você queira pisar no acelerador algumas vezes.
- Ao chegar, você provavelmente terá que pagar uma pequena taxa de entrada, assim como uma taxa da pista, caso pretenda correr. Se for competir, o custo dependerá da classe do veículo que você estiver utilizando, por isso é uma boa ideia ligar antes e descobrir mais sobre quaisquer custos antes de comparecer.[4]
- Vá assistir a algumas corridas primeiramente e tente ter uma noção da cultura e dos tipos de corridas que acontecem na pista onde você está pensando em competir. Converse com outros pilotos e oficiais da pista para pedir conselhos. Se você dirige um Honda Civic e quiser participar de uma corrida de arrancada, talvez possa entrar em uma corrida em estilo bracket com limitações, mas é possível também que você se sinta um pouco deslocado. Antes de seguir até a pista, separe um tempo para primeiramente observar algumas corridas como espectador. Além de ser um esporte divertido, é uma ótima comunidade da qual você também pode fazer uma parte da arquibancada.
- Apenas pratique corridas de arrancada em locais aprovados. A prática em condições profissionais perfeitas já é perigosa o suficiente, e corridas de arrancada na rua são absolutamente suicidas. Além disso são ilegais em todos os lugares. Nunca pratique corridas de arrancada na rua.
- 3Registre seu veículo na categoria correta. Para manter o nível igualitário, a maioria das organizações de pistas e corridas dividem o espaço em um grande número de diferentes classes de veículos. Após pagar no portão, será necessário preencher um cartão de corrida, preenchendo informações sobre a classe onde você estará competindo, seu nome e outras informações específicas sobre seu veículo.
- Caso você tenha apenas um veículo padrão de fábrica e queira competir, ou tiver feito modificações mínimas nele, a classe ainda variará de acordo com o tamanho do motor e outras especificações.[5] Muitas pistas serão abertas para convidados regularmente, onde é possível registrar seu carro e descobrir em qual classe e categoria seu veículo se qualifica, ou o que precisa ser feito para que seu veículo seja inspecionado e possa competir, se você quiser. Esta é a maneira mais fácil de descobrir mais sobre sua classe, se você não tiver certeza.
- 4Escolha o estilo apropriado de corrida de arrancada para seu veículo.Dependendo do tipo de veículo que você tiver, suas ambições para corridas e as regras específicas da pista em sua área, você provavelmente terá muitas opções diferentes disponíveis para corridas. Talvez você queira entrar numa corrida eliminatória pró-estilo, que provavelmente é a mais comum, ou talvez queira simplesmente entrar na pista e queimar um pouco de borracha em provas de tempo. Contanto que você tenha um bom veículo com alguma modificação feita, será possível encontrar algo certo para você na maioria das pistas.
- As corridas eliminatórias são basicamente eliminatórias em estilo bracket básico, onde dois carros da mesma classe se confrontarão. O perdedor será eliminado e o vencedor passará para a próxima rodada, até que reste apenas um carro. Para semear o espaço, as corridas de prática e as provas de tempo geralmente precedem a corrida.
- As corridas estilo bracket são semelhantes às corridas eliminatórias, mas com a inclusão de limitações, para permitir que veículos de diferentes características possam competir um contra o outro, tornando essas corridas um teste de habilidade, ao invés de modificação. Em vez de provas de tempo, os carros completam corridas “Dial In”, onde o objetivo é chegar o mais perto possível da velocidade estimada (o quão rápido seu carro consegue correr em uma única corrida). A diferença será subtraída de cada um de seus testes ao longo da corrida.
- As provas de tempo estão disponíveis para qualquer classe de veículo que passe pela inspeção de segurança e pague a taxa da pista. Geralmente, se você não estiver pensando em correr em testes para se qualificar, será permitido que corra apenas em dias específicos, às vezes chamados de noites de "testar e ajustar". Você pode obter uma planilha de horários com detalhes específicos sobre cada uma das corridas e acompanhar seu progresso a longo prazo. Esta é uma excelente maneira de começar e construir suas habilidades de corridas de arrancada.
- 5Passe por uma inspeção tecnológica na pista para corrida de arrancada fechada. Após pagar no portão e registrar-se, você conduzirá seu carro próximo à área de inspeção, onde oficiais da pista farão uma inspeção rápida, verificando os níveis de fluido, peso e outras especificações, para garantir que seu veículo é seguro para rodar na pista. Se você passar pela inspeção, normalmente eles colarão um selo de vistoria correspondente no para-brisa, o que significa que você passou e que pode avançar para a área de teste.
- A maioria das pistas exige um peso mínimo em execução a ser cumprido por cada veículo, com o motorista dentro do carro. Muitos pilotos mais sérios descobrem o peso mínimo para sua classe de veículo e o reduzem o máximo possível, para aumentar a potência e a eficiência do motor.[6]
Parte 3 de 4: Participe da corrida
- 1Complete suas corridas de qualificação antes da corrida principal. Antes de seguir para a linha de partida e mandar ver no gás, você terá que descobrir onde correrá na pista, qualificando-se para sua posição inicial. Dependendo das regras da pista e da classe do veículo, diferentes padrões serão requeridos, mas você começará a maioria das rodadas eliminatórias qualificando-se para seu ponto de partida com a melhor corrida possível. Várias medições são efetuadas para cada corrida, incluindo o tempo de reação, o tempo total da corrida e a velocidade.
- Seu tempo de reação será medido logo no início da corrida e deve ser o mais curto possível, acompanhando o tempo entre a luz verde e a saída do veículo da linha de partida.
- Seu tempo decorrido será medido a partir do momento em que você deixar a linha de partida, até o momento em que cruzar a linha de chegada.
- Sua velocidade máxima será medida assim que você passar pela linha de chegada, portanto é importante que você use da potência nesse momento para obter o melhor resultado. Deve haver um amplo espaço para desacelerar.
- 2Aqueça os pneus na caixa de água. Na área de teste atrás da pista, você deve passar pelo que é chamado de caixa de água ou caixa de água sanitária na maioria das pistas, que é basicamente apenas um trecho da pista molhado por mangueira. Este é o lugar onde os pilotos queimarão pneus, para aquecê-los e "queimar" qualquer sedimento ou outra sujeira que tiver acumulado.
- Se você não quiser queimar pneus antes de corrida, não tem problema. Em vez disso, basta dirigir ao redor da caixa da água e se aproximar da linha de partida. Os pneus de corrida lisos sempre precisam ser aquecidos, mas com pneus de rua com banda de rodagem, geralmente não é necessário. Se você estiver preocupado com a sujeira da rua acumulada nos pneus, pode descasca-los, se quiser.
- 3Aproxime-se da linha de partida da área de teste. Nas pistas profissionais, a linha de partida é um pouco complicada, porque geralmente não é marcada no chão e é monitorado com lasers. Deixe os oficiais da pista guiá-lo até a área geral e então olhe para a "árvore de Natal" (a haste de luzes coloridas no centro da pista), para saber quando estiver no lugar certo.
- Na maioria das pistas, uma luz amarela será ativada quando você estiver perto (dentro de 18 cm) da linha de partida e uma segunda luz ascenderá quando você estiver nela. Assista ao oficial da pista entre duas faixas, para instruções mais específicas. Eles estão lá para ajudá-lo.
- 4Fique atento à árvore de Natal para notar as luzes de partida. A maioria das árvores geralmente têm cerca de sete luzes, incluindo as luzes indicadoras quando você estiver na linha de partida. Dependendo da classe e do tipo de corrida em que você estiver competindo, a árvore será iluminada de forma diferente, para sinalizar o início da corrida.[7] Em algumas corridas, três grandes luzes de cor âmbar piscam simultaneamente, seguidas pela luz verde em quatro décimos de segundo. Em outras corridas, as três lâmpadas piscam duas vezes, seguidas cinco décimos de segundo após pela luz verde. Assista aos outros pilotos dando a partida e descubra que tipo de luz de partida será usada, antes de chegar à linha de partida.
- 5Dê partida na luz verde. Em geral, se você ver a luz verde, provavelmente começou tarde demais. É preciso ter um pouco de prática e habilidade para ter uma boa partida, pois trata-se muito de antecipar o verde e dar a partida com ele, em vez de esperar até vê-lo. Os pilotos experientes frequentemente são muito bons nisso, então não fique frustrado se for necessário passar por vários testes de tempo e corridas antes de pegar o jeito.
- Antes de dar partida, mantenha suas Rpm à uma ótima velocidade para sua engrenagem desejada (muitos dragsters chegarão em segundo, por exemplo). Mantenha o controle das mudanças de tempo nas luzes, antecipe o verde e pise fundo.
- 6Pise fundo até a linha de chegada. Corridas de arrancada não são o momento de ir devagar, é hora de ver do que sua máquina é feita. Se você passou pela inspeção de segurança e conhece seu veículo por dentro e por fora, deve saber do que é capaz, e use esta oportunidade para acelerar e dar o seu máximo. Pise fundo, deslocando-se conforme corre pela pista e acelerando até a linha de chegada.[8]
- Enquanto estiver rasgando pela pista, tenha muito cuidado para manter-se na pista. Não olhe para o outro carro caso esteja competindo contra um, preste atenção ao seu próprio carro e ao que você está fazendo. Cruzar na linha central, além de ser extremamente perigoso, normalmente irá desqualifica-lo.
- 7Siga a etiqueta adequada de desaceleração. Muitas vezes, nas pistas, há uma etiqueta particular de "regras da pista", sobre qual faixa tem o direito de passagem em corridas competitivas. No entanto, normalmente a cortesia comum é que o carro mais lento desacelerará mais rapidamente, entrando na fila atrás do carro mais rápido. Ambos darão partida em fila e irão dirigir até a cabine de cronometragem.
- 8Pegue o talão de tempo na cabine de cronometragem. Após a corrida, você passará pela cabine de cronometragem, onde receberá um talão com seu tempo de reação, seu tempo total decorrido e sua velocidade máxima. Em algumas pistas, isso também pode ser exibido grande em uma tela, no estilo placar, mas muitas vezes estes ficam na parte de trás, mais perto da linha de partida, para que os espectadores possam ver.
Parte 4 de 4: Ganhe a corrida e mantenha a segurança
- 1Sempre coloque a segurança em primeiro lugar. Ao se envolver em toda a graxa e machismo flutuando ao redor da pista, pode ser comum esquecer-se da parte mais essencial da corrida de arrancada: sobreviver a ela. Esteja ciente de todos na pista, em torno dela, e mantenha o foco em terminar a corrida com segurança. Se você se sentir inseguro sobre corridas ou seu veículo, ou desconfortável com as condições da pista, deixe para outro dia.
- Seu veículo precisa ser sempre inspecionado antes de corridas de arrancada. A explosão de um pneu a 190 km/h é extraordinariamente perigosa, e derrapar nesse tipo de velocidade pode ser mortal. Seja extremamente cauteloso.
- 2Invista em um capacete certificado pela Snell. A Snell Memorial Foundation foi fundada por William "Pete" Snell, um piloto amador que morreu em um evento de corrida em 1956. Seu capacete, supostamente de tecnologia de ponta, falhou em protege-lo da morte, e diversos de seus companheiros pilotos, colegas e amigos se reuniram em um esforço para melhorar o design dos capacetes, além de suas capacidades. Agora eles são considerados o padrão no campo. Caso vá competir em uma corrida de arrancada, precisará de um.
- 3Desloque-se nos momentos corretos. O momento ideal para virar é quando a curva de potência decrescente para a marcha mais baixa cruzar a curva de potência ascendente para a velocidade superior. A maioria dos pilotos de corrida de arrancada usarão um tacômetro para acompanhar de perto os Rpm e sentirem o ponto correto, pouco antes dos Rpm baterem na marca vermelha no manômetro.
- Muitos pilotos de corridas de arrancada usarão um tacômetro iluminado, que pisca uma luz que indica o momento ideal para virar. No entanto, os melhores pilotos antecipam essas luzes, deslocando talvez 200 ou 300 Rpm antes do momento "ideal", para tornar a ação ligeiramente mais suave.
- As corridas de arrancada com veículos de transmissão automática existem, mas são menos comuns. Veículos de transmissão manual oferecem tempos de aceleração mais rápidos se você conseguir acertar na técnica. Se quiser entrar em corridas de arrancada, pratique deslocamento em um veículo de transmissão manual.
- 4Use pneus de corrida carecas cheios às especificações adequadas. Se quiser realmente ter aderência na pista, precisa comprar pneus de corrida para seu veículo. Sem banda de rodagem, dirigir pneus carecas lhe permitirá aderência na pista e aumentará a eficiência do motor.
- Ao contrário da crença popular, manter os pneus um pouco mais baixos não ajuda a melhorar seu tempo tanto quanto se acreditava. Embora aumente a superfície dos pneus levemente, manter os pneus muito baixos pode fazer com que a parede interior enrugue, obtendo o efeito oposto. Mantenha os pneus calibrados no limite inferior das especificações adequadas.
- 5Dirija no "sulco" criado pelas manchas de pneus de outros pilotos. Após várias corridas na pista, você deve começar a notar alguns causados pela borracha e pelo escape dos outros carros. Esse é o local ideal. O asfalto nu não terá a tração que este revestimento de borracha tem. Atenha-se ao sulco e pise fundo.
Dicas
- Sempre use o bom senso ao redor da pista e não tenha medo de fazer perguntas aos oficiais da corrida, caso seja novo no esporte ou na pista específica.
- Aqueles com estômagos fracos não devem experimentar este esporte.
- Use seu tempo na pista para fazer contatos e construir seu círculo social de amigos de corrida. Eles também podem ter diferentes dicas e conselhos para sua próxima corrida.
Avisos
- Ferimentos extremos podem ocorrer se o carro perder o controle ou ocorrer um acidente.
- Os carros são conhecidos por explodirem em acidentes.
- Um carro adaptado para dirigir em uma pista
- Uma roupa à prova de fogo
- Um capacete
- Colar cervical
- Apoios de braço
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